Notícias

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias da Promasidor

PROMASIDOR ANGOLA


Há mais de 40 anos que a empresa aposta em criar produtos com alto teor nutritivo a preços acessíveis para toda a população africana. A resposta dos consumidores traduz-se em confiança. Em África, a Promasidor é a líder em vários dos mercados em que actua no sector de alimentos e bebidas, servindo mais de 850 milhões de pessoas em 30 países, entre os quais Angola. 

Este longo caminho de “Nutrição para todos”, o grande lema da empresa, começou em 1957 quando o inglês Robert Rose deixou o Reino Unido e foi para o Zimbabué para concretizar uma missão muito especial. Tendo sido presidente da Allied Lyons Africa por mais de 20 anos, Robert Rose viajou bastante por toda África, ganhando um conhecimento único sobre a indústria alimentar do continente. Imediatamente se apercebeu da ausência de um produto muito importante a nível de nutrientes e que o mundo desenvolvido toma como garantido, o leite. 

Com o rápido avanço tecnológico no fabrico do leite em pó, Robert Rose identificou a oportunidade de disponibilizar este produto em pequenas porções e em pacotes. Descobriu também que, removendo a gordura animal do leite e substituindo-a por gordura vegetal, daria um maior tempo de vida ao leite. Pela primeira vez, o leite em pó poderia ser distribuído em massa e a preços económicos pelo continente africano. 

Com esta ideia em mente, em 1979 Robert Rose fundou a Promasidor. A crença nesta visão iniciou o conceito da venda do leite em pó em pequenas saquetas, o que deu origem à Cowbell, marca que se estreou em 1979 na República Democrática do Congo (Zaire na altura). Hoje em dia, a Cowbell é líder de mercado em 30 países africanos, com destaque para a Argélia, Gana, Nigéria e República Democrática do Congo, onde o grupo tem operações de grande escala.

A Angola, a Promasidor chegou há 25 anos, em Agosto de 1996. Na altura, foi o segundo grande investimento privado estrangeiro do país. A unidade de produção no Cazenga, em Luanda, foi também a primeira a embalar leite em pó em território nacional. Desde então, a Promasidor ganhou um profundo conhecimento, não só dos consumidores e das suas necessidades, como da realidade angolana, o que lhe tem permitido crescer sem parar e de forma sustentada.

Hoje, a Promasidor Angola é líder do mercado do leite em póÉ também o fornecedor privilegiado da indústria láctea nas províncias onde marca presença. A sua enorme força comercial conta com centros de distribuição na capital, em Cabinda, Huambo, Lubango e Lobito, de onde as suas marcas saem para todos os recantos do país. Esta estratégia de dispersão traduz-se em números: até hoje, a empresa vendeu em Angola mais de 160 milhões de unidades de produtos.

Todos os dias, uma média de 10 milhões de angolanos saboreiam as diferentes marcas de alimentos e bebidas nutritivas deste grupo empresarial. As opções são muitas e vão desde os leites (Cowbell, Loya e Mixwell), ao achocolatado Twisco, passando pelas papas e cereal de pequeno-almoço Yumvita, pelos cafés Proma, os sumos instantâneos Amila, os caldos culinários Onga e ainda o Top Tea, o primeiro chá a ser embalado em Angola. Estes produtos estão disponíveis nos mais variados pontos de venda e em diversos formatos, adaptados ao poder de compra de todos os consumidores.

Todos estes produtos são fortificados com vitaminas e minerais e são feitos com leite de vaca fresco.  Estas características cumprem a missão inalienável e sempre presente de reforçar os níveis nutricionais dos consumidores.  Os leites trazem também uma inovação que os tornam únicos no mercado nacional: podem ser dissolvidos tanto em água quente com em água fria.

A Promasidor é uma empresa orgulhosamente africana, totalmente comprometida com o continente. Como tal, a produção local de matérias-primas e o desenvolvimento da estrutura produtiva dos países onde actua é um dos compromissos e aposta estratégica.

Em Angola, pouco a pouco os investimentos da empresa têm conseguido mudar a lógica de importação por uma de produção nacional. Actualmente, a unidade em Luanda formula e embala leite em pó (a base da maior parte dos produtos), para além dos sumos de fruta instantâneos. Estes últimos são um bom exemplo da mudança de paradigma. Anteriormente, os sumos eram importados como produto acabado da África do Sul, mas hoje já incorporam 50% de matérias-primas e embalagens angolanas. Também o leite achocolatado Twisco, lançado em Março de 2021, é formulado e embalado em Angola, com incorporação de matéria-prima nacional. A Promasidor quer replicar esta tendência em todos os seus produtos, como forma de alavancar a diversificação da economia do país e de reduzir os custos de venda ao consumidor final.

Desafios como este são imagem de marca da Promasidor. Nos últimos 25 anos, o sucesso da empresa exigiu esforço, risco e uma fé inabalável em Angola. Desde que se instalou no mercado nacional em 1996, num contexto difícil, este grupo empresarial nunca deixou de acreditar no potencial do país. Em 2018, demonstrou-o uma vez mais. Na contramão da crise económica que afugentou investidores, nesse ano a Promasidor investiu mais de 10 milhões de dólares numa enorme unidade de produção de 10 mil metros quadrados com tecnologia de ponta. Este investimento criou condições para garantir a integridade dos produtos alimentares e dos bens e passou a ser o seu centro de operações. A robustez empresarial é um dos maiores activos. A Promasidor só trabalha com as suas marcas, das quais é proprietária, e é ela quem as formula, embala e distribui.

Recentemente, a Promasidor destacou-se novamente como um símbolo de resiliência no contexto empresarial angolano. Em plena pandemia, quando os despedimentos em massa em vários sectores eram notícia diária, o grupo decidiu uma vez mais seguir um caminho contrário que demonstrou a sua força. Não só duplicou a capacidade de distribuição, como aumentou os salários dos seus funcionários e contratou 30 empregados mais. Actualmente, a empresa emprega directamente 230 trabalhadores e gera 5 mil empregos indirectos, entre distribuidores e fornecedores de embalagens e de matérias-primas. Durante este período, conseguiu ainda garantir incidência zero de Covid-19 entre os seus trabalhadores.

O compromisso com os angolanos é uma constante da Promasidor e está também patente nas acções de Responsabilidade Social que organiza e que se baseiam no respeito, integridade e abertura com os consumidores, fornecedores, colaboradores e comunidades nas quais opera. As actividades de promoção de vida saudável e nutrição nas escolas ou o patrocínio do Girabola e do Gira Bairro são alguns dos exemplos mais divulgados. Mas há mais. Em carteira estão também iniciativas no âmbito do impacto ambiental e projectos que ajudarão as pessoas mais carenciadas a criarem o seu próprio negócio.

Desde 1996, a Promasidor Angola tem-se destacado por potenciar o investimento no país, criando valor acrescentado em Angola e beneficiando todos os consumidores. É esse caminho que continuará a seguir nos próximos 25 anos.

Como se diz em Angola, estamos juntos!